Area para discussões e troca de experiencia na area da Medicina


    A Origem do Símbolo da Medicina

    Compartilhe
    avatar
    Murilo Fernando

    Mensagens : 29
    Respeito : 41
    Pontos De Respeito : 0
    Data de inscrição : 13/04/2010
    Idade : 27
    Localização : Fortress of Solidão

    A Origem do Símbolo da Medicina

    Mensagem  Murilo Fernando em Sab Maio 08, 2010 12:22 pm

    Há diversas origens sobre o emblema da medicina e seu significado. Eis aqui alguns:

    Origem greco-romana:

    O bordão ou caduceu de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. Esculápio (em latim: Aesculapius) era o deus romano da medicina e da cura.
    De acordo com a Mitologia Grega, Esculápio teria aprendido a arte da cura com Quíron (centauro brilhantemente educado nas artes, ciências e filosofia). Ele é costumeiramente representado como um cirurgião na embarcação Argo, construída com a ajuda da deusa Atena. Esculápio era tão habilidoso nas artes médicas que ganhou a reputação de ter trazido pacientes de volta dos mortos. Em virtude disto, foi punido e colocado nos céus como a constelação Ofiúco (significando: "o portador da serpente", ou "O Serpentário"). Tal constelação fica entre Sagitário e Libra.
    Em várias esculturas procedentes de templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina.

    Origem bíblica:

    Há referências bíblicas ao bordão de Esculápio. "E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela." A passagem é uma referência sem constituição datada historicamente, - apesar das investigações arqueológicas que buscam datar a bíblia e eventos ocorridos -, a bíblia é um documento histório e traz esta documentação do uso médico da simbologia da serpente. A datação é do Antigo Testamento, subtende-se que o caduceu é um símbolo anterior à Cristo, portanto utilizado há aproximadamente dois mil anos.

    O Emblema:



    A Organização Mundial de Saúde - OMS -, fundada em 1948, adotou o símbolo de Asclépio. A Associação Médica Mundial, reunida em Havana em 1956, adotou um modelo padronizado do símbolo de Asclépio para uso dos médicos civis. O emblema adotado pela Associação Médica Mundial para uso dos médicos civis é uma serpente com duas curvaturas à esquerda e uma à direita. As organizações médicas de caráter profissional e de âmbito nacional de vários países, que possuem emblema com serpente de Asclépio, são as do Brasil, Canadá, Costa Rica, Inglaterra, França, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Itália, Portugal, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, países do sudeste asiático, China e Taiwan.



    O bastão de Asclépio (o idealizado como símbolo da medicina) é uma serpente dando duas voltas e meia em torno do bastão de madeira.



    Entretanto, equivocadamente a Marinha dos Estados Unidos adota o símbolo de Hermes ao seu corpo médico e há uma certa divergência leiga acerca da utilização dos caduceus - ou bastões. O caduceu de Hermes, que na verdade tem uma representação da Contabilidade, é descrito como um bastão de ferro, com duas serpentes e ao final anexado um par de asas. O símbolo médico não deve ser representado com asas.

    Todo símbolo pode ser estilizado, porém não pode ser substituído por outro. Como estilizações originais do símbolo de Asclépio podemos citar os seguintes símbolos e as alterações utilizadas em território brasileiro.



    - Associação Paulista de Medicina e o da Academia Brasileira de Medicina Militar, em que o bastão toma a configuração de uma espada;



    - Escola Paulista de Medicina, em que o bastão é o próprio tronco de uma árvore;



    - Associação Brasileira de Educação Médica, em que o bastão é uma tocha, simbolizando a luz do saber;



    - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em que a serpente assume o formato de um nó cirúrgico.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bord%C3%A3o_de_Escul%C3%A1pio

    Google =D

    --------------------------------------------------

    Espero q a informção tenha sido útil!
    Falows! cheers


    _________________
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 35
    Respeito : 70
    Pontos De Respeito : 0
    Data de inscrição : 01/02/2010
    Localização : batatais

    ...

    Mensagem  Admin em Qua Maio 12, 2010 7:02 am

    Excelente Materia Gostei dessa do simbolo da medicina estava ja esquecendo Very Happy kk

      Data/hora atual: Seg Dez 18, 2017 11:26 am